nature walks

Quinta dos Raposeiros

  1. SÃO LOURENÇO BEACH VALLEY - ENCARNAÇÃO

If you enjoy walking through valley fields and taking in fresh air, here are 5 proposals for beautiful nature walks between Ericeira, Santo Isidoro and Encarnação.

 

The first nature walk starts at Quinta dos Raposeiros and takes you through the valley to the nearest local beach. You need to exit the Quinta through our wooden gate, located next to the double rooms with direct access and turn left down the valley.

 

On a scale of difficulty from 1-4, this hike measure a 4 with a distance of 2.4 km (20-40mins). Since this is a sloping and sometimes rocky rural path, we advise you to wear confortable clothes as well as appropriate footwear. The reference point to reach São Lourenço beach is a white bridge that you will need to pass under, following the beach signs, however, you can also follow the alternative path along the river that will take you to Encarnação Valleys - Duas Quintas.

 

 

2. the cliffs

You can take a walk along the cliffs of the World Surfing Reserve upon availability of a local guide. This trekking route runs parralel to the sea, takes about 2 hours and is an excellent way to get to know the World Surfing Reserve and its coastline biodiversity. ​

 

  • 10am – 12:30pm: 4km of wild nature, beautiful coast and a permanent view of the magnificent Atlantic Ocean.

  • Discover the 7 unique waves and their characteristics

  • A little bit of Portuguese surfing history: beaches and fortresses

  • Local fauna and flora

  • Testimonies from historic sites

  • Optional: Take a break at a local beach bar

  • Bring water and sunscreen 20€/person

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. CAMINHADA DE SÃO LOURENÇO À ASSENTA

 

Pode igualmente caminhar numa zona onde tem belas panorâmicas das praias da região a norte da Ericeira, num percurso que inicia na Praia de São Lourenço e percorre a costa escarpada, com falésias impressionante e abruptas sobre o areal que quase desaparece na enchente do oceano atlântico a perder de vista.

  • Praia de São Lourenço:

A Praia de São Lourenço é uma praia bastante espaçosa e das mais frequentadas da região, localiza-se na freguesia de Santo Isidoro, mais precisamente entre as localidades de Ribamar e São Lourenço. Alia à beleza da sua paisagem – marcada pela foz do Safarujo e o extenso areal – a qualidade dos equipamentos disponibilizados aos banhistas: além dum amplo parque de estacionamento, integra um apoio de praia (com balneários, instalações sanitárias, posto de primeiros-socorros e um agradável bar com esplanada), zona desportiva no areal, duche, passadiço de acesso, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas, que integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, são muito procuradas por surfistas e praticantes de Stand Up Paddle.

  • Praia da Calada:

Esta pequena e abrigada baía, que também integra a freguesia da Encarnação, distingue-se pela sua beleza natural, rodeada por arribas altas e escarpadas. Apesar do relevo acidentado, é dotada de boas acessibilidades viárias e disponibiliza um generoso parque de estacionamento. Conta com um moderno apoio de praia (que, além de balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, integra um apetecível bar com esplanada), duche, passadiço de acesso, zona desportiva no areal, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas são bastante procuradas por praticantes de surf e bodyboard.

  • Praia da Assenta:

A acolhedora Praia da Assenta, está envolvida por uma majestosa encosta rochosa e por uma área de vegetação selvagem característica do litoral. As suas águas límpidas permitem observar as rochas existentes no fundo do mar e que as trazem na maré baixa à superfície, criando belíssimas lagoas naturais.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Praia de São Lourenço • Casais de S. Lourenço • Praia da Calada •  Praia das Escadinhas • Praia de Porto Barril • Praia da Assenta • Porto da Assenta • Paisagens naturais

 

4. PRAIA DE RIBEIRA D´ILHAS A SÃO LOURENÇO

 

Neste percurso com início no parque de estacionamento da praia de Ribeira d’Ilhas os participantes vão-se deslumbrar com as mais belas vistas dos vários pontos de interesse, como o Forte de Santa Susana, a Sul da praia de São Lourenço.

 

Surgirá também a oportunidade de visitar o Paço Manuelino, onde se podem observar as ruínas do Palácio do Paço de Ilhas, outrora propriedade dos Condes da Ericeira e que, em 1968, ainda exibia portal e janela manuelinas, assim como o Forte de Milreu, também conhecido por nomes como Forte de São Pedro da Ericeira, Forte de Mil Regos e Forte da Ericeira.

 

Este é o último remanescente de um pequeno conjunto de fortes erguidos por ocasião da Restauração da Independência, e que serviria para a defesa desta faixa do litoral português. O objetivo da sua construção era controlar o acesso marítimo à Ericeira pelo sector Norte e também prevenir qualquer tentativa de desembarque na baía formada pela praia de Ribeira de Ilhas, que fica nas proximidades.

 

Para além destes pontos de interesse histórico, outros pontos geográficos serão merecedores de uma visita, como Ribamar, a Praia dos Coxos, a Praia de S. Lourenço, a Praia da Fonte dos Soldados, Marvão, Santo Isidoro, a Ribeira do Cuco e várias paisagens deslumbrantes entre estes locais.

 

Esta é uma caminhada de dificuldade 3, que conta com uma distância de 14 km e é aconselhado a cada participante levar roupa confortável e adequada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. O trajeto Vales do Lizandro e do Arquiteto

 

Aproveite o dia com uma caminhada entre as praias e campos da Ericeira, através de um litoral com vários quilómetros de areia dourada e mar azul que faz as delícias dos banhistas e dos surfistas durante todo o ano.

 

O trajeto vai guiar os mais corajosos pelos vales do Lizandro e do Arquiteto, num ambiente que permite desvendar algumas das zonas mais verdejantes da região.

Com ponto de partida na ladeira do Carvalhal, no Parque infantil em frente à Sociedade Recreativa, os caminhantes podem passear pelas margens do Rio Lizandro, à descoberta do Vale do Arquiteto, num percurso de fácil mobilidade.

 

Para este evento é recomendado levar água, roupa e calçado confortáveis e apropriados ao clima e terreno e ainda comida (opcional). O percurso é circular e de dificuldade 2.5, isto é, moderado, e conta com uma distância total de 12 km, aproximadamente.

 

 

 

 

 


 

 

LIS_Sao-Lourenco_660x371-min(1).jpg
2-trilho-caminho-hortas-min-min.jpg
3-trilho-praia-da-vigia-1-min-min.jpg
forte-min.jpg